DICAS
Como fazer manteiga ghee em casa
25/08/2018 - Enviado por pulp às 4:00 pm

Você conhece manteiga ghee? Ela é mais benéfica à saúde do que a manteiga normal! Confira a receita!


A manteiga ghee (fala-se “gui”) é muito comum na culinária indiana e é uma gordura natural perfeita para substituir óleos vegetais. Além disso, seus benefícios são vários: não tem lactose (ótima opção para intolerantes), realça o sabor dos alimentos, não faz fumaça e dura até 4 meses fora da geladeira. De aparência, ela parece muito a manteiga de garrafa, mais comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas, na verdade, elas são bem diferentes!

Ah, e o melhor: fazendo em casa, você economiza aproximadamente 35% do valor de venda da manteiga ghee! Vale a pena! Vamos à receita? Veja do que você vai precisar:

  • Uma panela média com o fundo mais grosso (evite panelas de alumínio para não deixar gosto metálico. Opte por versões de inox ou cerâmica.)
  • Recipiente de vidro limpo para armazenar a ghee pronta
  • 200g de manteiga comum sem sal
  • Coador de pano ou peneira

Coloque a manteiga na panela e deixe derreter lentamente em fogo baixo. É bom mexer um pouco de vez em quando. É importante não deixar a manteiga queimar. Uma espuma vai subir e crescer por cima da manteiga. Ela é parte das impurezas que estão sendo retiradas da manteiga. Você pode tirá-la com uma escumadeira assim que ela subir e desligar o fogo. Neste ponto, temos a manteiga clarificada. A outra opção, é deixar a espuma evaporar (ainda em fogo baixo) até que forme bolhas, como se estivesse fervendo. Quando chegar a esse ponto, desligue. Esse é o jeito mais comum de fazer a manteiga ghee e deixa um leve sabor de castanha. Depois de desligar, imediatamente coe a ghee antes que endureça.

Fonte: Vida Low Carb

Veja também
Comente
Comentários
Nome
(obrigatório)
E-mail
(obrigatório) não será divulgado
Site
(blog ou página pessoal)
Mensagem

VOLTAR AO TOPO